Olá amigo ou amiga, que bom ter você por aqui.

Se você, assim como eu, for um entusiata por relógios (especialmente de madeira), espero poder contribuir em algum aspecto.

Caso este não seja exatamente seu interesse, visite a seção Outros Trabalhos, quem sabe não há um que lhe disperte a curiosidade.

Bem... vamos a um pouco de história.

Entre 2010 e 2011 descobri estas maravilhosas máquinas de madeira, e após enviar alguns e-mail´s e receber a mensagem de que o que eu queria era impossível decidi encarar o desafiu e ultrapassar esta "impossibilidade".

O meu desejo era um mecanismo que pudesse funcionar em qualquer posição (como um relógio de pulso) porém sem molas ou pêndulos.

As sugestõs que recebia apontavam sempre o mesmo caminho: Use um motor elétrico.

Foi neste cenário que comecei a estudar os movimentos (veja bem, os movimentos não os relógios) e mais ou menos dois anos depois eis que construí meu primeiro protótipo.

Neste período fiz muitas descobertas interresantes que quero postar aqui para poder ajudar outros amigos e amigas, e deixar bem claro que não devem desistir diante do primeiro (segundo, terceiro, ...) obstáculo, tenha em mente o seguinte: Se fosse fácil qualquer um faria.

Durante minhas pesquisas descobri os turbilhões e carroséis, e, claro não pude deixar de me encantar com seu movimento, isto bastou para que tomasse uma desisão, meu projeto deveria ter a idéia de um turbilhão.

E assim, após muita dedicação, meu primeiro protótipo de escapamento ficou pronto.

Espero que apreciem e, voltem quando quiserem. Sempre que houver alguma novidade vou atualizar este espaço.

Um abraço a todos.

Paz e Bem!